6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

3 de janeiro de 2011

Mercado da construção civil aquecido no Vale do Paraíba - Falta mão-de-obra

Cecília Polycarpo -AGÊNCIA BOM DIA

Atenção trabalhador: sobram vagas de emprego no mercado de construção civil em São José e em Taubaté. A mão-de-obra escassa e a grande quantidade de empreendimentos novos na região são os principais motivos para a falta de oferta de trabalhadores qualificados na área.

“São José vive hoje seu melhor momento no mercado de construção civil. O ano de 2010 fechou com um crescimento recorde de 11% no setor”, explicou Cleber Córdoba, presidente da Aconvap (Associação das Construtoras do Vale do Paraíba). São 122 empreendimentos novos na cidade, que significam 12.384 novas unidades habitacionais e comerciais.

Oportunidades /O mineiro de Brazópolis, Lázaro Antônio de Oliveira, trabalha há mais de 30 anos no ramo da construção civil, desde que mudou para São José. Começou como ajudante de pedreiro e hoje exerce a função de encarregado de obras. “Para crescer no ramo tem que mostrar serviço. O que mais falta é pedreiro bom, mas os que se dão bem chegam a ganhar mais de R$ 2.000 por mês. O que não falta são oportunidades”, disse Oliveira.

E o que não falta é trabalho para Bruno Emanoel Guedes, 32 anos, pedreiro há cinco. “Trabalho de segunda a domingo. Sou contratado de uma empreiteira e ainda faço vários serviços por fora”, disse o pedreiro, que pela primeira vez não vai ter férias em janeiro.

Taubaté/O diretor regional do Sinduscon (Sindicato das Indústrias da Construção Civil, José Roberto Alves, afirmou que Taubaté também vive um “boom” na área e que o setor é uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho. “A construção civil em Taubaté ‘acolhe’ quem está começando a trabalhar e também pessoas que migram de outras regiões”, disse.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa a matéria Fatima, quem sabe a população mobilizada em torno da criação no CEP de cursos de capacitarão profissional sem exigência de escolaridade, criem cursos de pedreiro, carpinteiro, eletricista e etc, pois o CEP(curso técnico) foi criado no ano de 2000 com essa finalidade também, contam nos seus estatutos de criação a implantação de cursos dessa natureza citadas acima. Paulo de Tarso

Anônimo disse...

Infelizmente essa matéria não chamou a atenção dos Brazopolenses, a maioria se preocupam somente com o tititi e os desempregados que se danem.

Unknown disse...

Gostaria de ter mai informacoes ,como chegar at a Sao jose em Taubate.
par me inscreever, a uma avaga na construcao civil
Sou encarregado de concreto com experiencia no exterior.e tenho formacao pelo senai na area de acabamento. fino. Gradeco.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.