6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

11 de janeiro de 2011

CONCURSO DE MARCHINHAS DE BRAZÓPOLIS

Bonecos Gigantes de Brazópolis e Blog À Janela do Braz apresentam:

I CONCURSO DE MARCHINHAS CARNAVALESCAS DE BRAZÓPOLIS

Disputa homenageia o compositor João Mário Braga e recebe inscrições até o dia 30 de janeiro de 2011

Final acontece na tarde do dia 12 de fevereiro , seguido de um baile pré-carnavalesco no Clube Wenceslau Braz ao som da banda Suco de Laranja.

O I Concurso de Marchinhas de Brazópolis está com inscrições abertas para foliões de todo o país. A iniciativa, inspirada e apoiada pelo Concurso Nacional de Marchinhas da Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, tem o objetivo de incentivar os compositores – especialmente os mineiros - a criarem novas músicas para o carnaval de rua e de salão.

As inscrições podem ser feitas via correio até o dia 27 de janeiro e endereçadas à:

Fátima Noronha

Rua Gonçalves Cintra, 238 – Casa1

Brazópolis – MG -CEP: 37530-000

As inscrições poderão ser feitas também no Clube Wenceslau Braz de Brazópolis, Praça da Matriz, até dia 30 de janeiro.

O júri será composto por profissionais da cultura ligados ao carnaval.

A decisão das seis finalistas sai no dia 02 de fevereiro, e será publicada no blog e comunicada a todos os participantes. A partir de então, os finalistas podem se preparar para apresentar suas músicas na grande final, dia 12 de fevereiro.

Os prêmios para o primeiro, segundo e terceiro lugares somam R$1.000,00, além do “Troféu Menestrel”. As músicas vencedoras vão integrar o repertório do desfile dos Bonecos Gigantes de Brazópolis no próximo carnaval.

A idéia de produzir um concurso de marchinhas regional surgiu das produtoras Flora Gomes e Fátima Noronha, prontamente apoiadas pelo grupo BGB- Bonecos Gigantes de Brazópolis. Logo em seguida veio o apoio institucional da Fundição Progresso e até mesmo de João Roberto Kelly, “O Rei das marchinhas”, que fez questão de gravar um vídeo incentivando os mineiros a produzirem novas composições. O material está disponível no blog www.ajaneladobraz.blogspot.com . Outro grande apoio foi de Homero Ferreira, compositor, entre outros sucessos, da marchinha “Me dá um dinheiro aí”e autor da primeira vencedora do Concurso de Marchinhas da Fundição Progresso, “Milagre do Viagra”.

Famosa pela qualidade e tradição de seu carnaval, a cidade de Brazópolis concentra um grande número de músicos e entusiastas da folia. Além dos tradicionais blocos de samba, que desfilam todos os anos, a cidade viu nascer novos grupos que resgatam o tradição das marchinhas e dos bailes de salão, como a os Bonecos Gigantes, a Banda Suco de Laranja e o bloco Tratorto da Madrugada, que, ao som de marchinhas, desfila pelas ruas da cidade tendo como “comissão de frente” um trator.

João Mário Braga Mendonça – O Menestrel

Falecido em 1990 aos 54 anos, o artista figura entre os mais importantes nomes do carnaval, da literatura, teatro e da música brazopolenses. Foi um grande entusiasta e incentivador dos carnaval da cidade, um dos fundadores do famoso bloco “Namorados da Lua”. O vencedor de concursos/ nos maiores festivais/ levava prêmios e palmas/ em todos os carnavais” - João Mário foi assim homenageado pelo poeta local Domingos Cipresso.

Os Bonecos Gigantes e a oficina Roda Terra

No carnaval de 2001, Gustavo Noronha, ex-integrante do Giramundo Teatro de Bonecos de Belo Horizonte, com alguns amigos criaram quatro bonecos: um caipira, um torcedor, um mosqueteiro e um dragão, que mediam quinze metros de comprimento. Os bonecos encantaram a cidade e, desde então, o carnaval de Brazópolis passou a ter algo a mais, se diferenciando de outras cidades do sul de Minas.

Em 2004 ficou decidido que a cada ano os bonecos receberiam dois novos companheiros. Assim, meses antes do carnaval, a equipe se prepara para confeccionar os novos bonecos que se juntam à folia. Os jovens que no início do grupo queriam apenas se divertir no carnaval, viram no “Bonecos Gigantes” uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho. Depois da participação dos BGB no Festival Internacional de Teatro de Bonecos de BH, eles entenderam a dimensão do universo do teatro de animação e foi assim que surgiu a “Associação Oficina Roda Terra”. Ela gere os projetos e o Programa de Capacitação em Teatro de Animação para formar manipuladores e conscientizar o público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.