6 ANOS LEVANDO AS NOTÍCIAS DA TERRINHA QUERIDA

AQUI, FÁTIMA NORONHA TRAZ NOTÍCIAS DE SUA PEQUENA BRAZÓPOLIS, CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS.

E-MAIL DE CONTATO: fatinoronha@gmail.com

6 de janeiro de 2011

Certo ou errado? (Em defesa da Maria do Vá)

Escrever “certo” é orgulho de quem acha que é destaque, de quem acha que é inteligente, de quem acha que tem o poder, pois aprendeu gramática. Aprendeu a parte exata da língua portuguesa. Exata? Não mesmo!

Existem diversos termos envolvendo a comunicação oral e escrita: linguagem, língua, idioma, etc. Pasmo fico ao ver pessoas inflamando-se ao dizer “primeiro aprende a escrever, pra depois vir discutir comigo” (famosa síndrome da ausência de argumentos).

Não existe certo ou errado quando se fala de português. Certo e errado é coisa de ciência exata. A linguagem adequada, é voltada para o recebedor da mensagem.

Muito pior é quando se discrimina pessoas sem oportunidades, pessoas sem estudo, por falarem/escreverem diferente da forma culta. Pensamentos do tipo “nossa, que burro! ele nem sabe escrever”. Uma pessoa que desenvolveu de forma cognitiva a capacidade de comunicar-se, seja por gestos ou palavras (ditas e escritas), é digna de respeito pela forma que desenvolveu o conhecimento sobre comunicação e linguagem.

Apenas entenda: antes de criticar alguém pela forma que escreve, procure o significado de termos como comunicação e linguagem. Tente entender o porquê daquela tal de “forma coloquial”. E jamais, jamais mesmo, discrimine alguém que não escreve “tão bem quanto você”, mas é capaz de expressar-se da mesma maneira ou até mesmo de forma melhor: claramente, sem “rebuscagens”.

“Acredito que errado é aquele que fala correto e não vive o que diz.” -Fernando Anitelli

14 comentários:

Anônimo disse...

Isso memo Fatima, bate na cangaia que o "BURRO" vai entende. rsrsrsr

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkk

Eliane Noronha disse...

Sou solidária a Maria do Vá e fico pensando:Por que só pessoas que acham que escrevem corretamente podem publicar seus textos?A Maria do Vá que apesar de não saber de quem se trata(tenho muita curiosidade em saber)usou essa maneira para chamar atenção dos leitores com verdades,que talvez doam para alguns,mas tem que ser ditas e está dando resultados,por que se atingiu pessoas tão cultas é porque ela é tão sábia quanto quaquer outra pessoa.É isso aí Maria do Vá,continue com esse seu linguajar porque a maioria GOSTA.Beijos.

Anônimo disse...

Eliane, como vc sabe que ela atingiu pessoas tão cultas? rsrsr

Eliane Noronha disse...

Não sei se é culta não,é que achei que pelo menos quiz deixar essa impressão.Sabe-se lá...Rsrsss

Anônimo disse...

Concordo com a Eliane,pq se a pessoa se doeu tanto é pq se julga culta.Tai uma pergunta que ficará sem resposta,né anônimo?

Anônimo disse...

Estou aqui divertindo com a polêmica da Maria do Vá,só ela pra fazer com que não nos estressemos com a chuva que não dá trégua.Deve ter gente que no mínimo viu a filha dançando no trio elétrico e agora quer pedidos de desculpas da Maria do vá pq a saia não tava tão curta assim.Nem deu pra ver a cor da calcinha.Maria do vá bota pa quebrá memo e use seu vocabulário engraçado sempre.

Anônimo disse...

Parabéns eliane.Que tal sugerir ao Gustavo que crie uma boneca gigante em homenagem a Maria do Vá?Deixo você incumbida de transmitir ao Gustavo essa sugestão.Beijos e já estou morrendo de saudades da turma do Bráz.Beijo no tio Juca e toda família.

Aristóteles Carvalho disse...

“O QUE ME PREOCUPA NÃO É O GRITO DOS MAUS. É O SILÊNCIO DOS BONS, esta frase está no cabeçalho do blog, então vamos berrar para os maus elementos desta cidade, vamos morrer Brazópolis para que a Maria do Vá e muitas outras coisas colocadas em blogs, sites, rádios e tvs, fiquem no "ar"
censura é uma MERDA como os muitos manés.
O IMPORTANTE É VIVER O QUE DIZ E SABER O QUE DIZ.

La Nostra Italia disse...

Ótimo texto, Fátima. A questão do certo e errado é ainda muito polêmica entre a população. A língua é viva e é impossível unificar a forma culta com a coloquial.
Li um texto da Maria do Vá (sobre o Natal)e não entendi o motivo da crítica a uma pessoa que usou um dos tantos dialetos brasileiros. Adoniram Barbosa também foi muito criticado quando escreveu suas belas músicas para se aproximar mais do povo e mostrar como a nossa língua é rica.
Um livro que sugiro aos que gostariam de entender um pouco mais essa variedade que há na língua portuguesa é o "A Língua de Eulália", do Marcos Bagno.

Feliz dia de Reis!

Anônimo disse...

Quanta gente que não tem o que fazer...acho que o pessoal dessa cidade poderia agir mais e falar menos...esse blog é unilateral infelizmente

Anônimo disse...

Deixa a Maria em paz, ela fala assim e todo mundo entendeu. Eu "intendi" tudo.

Fátima Noronha disse...

Unilateral o meu blog? Pois me diga, de que lado eu sou?
E você? Age ou só fala???

Anônimo disse...

Que bom que quando não temos o que fazer,recorremos a leitura.Melhor do que ficar tentando atingir as pessoas que são unilaterais sim,mas em favor de uma Brazópolis melhor.

Postar um comentário

Obrigada por dar a sua opinião.
Elogie, critique, mas faça isso com educação.
- Comentário com palavras de baixo calão será excluído.